Lançamento no Museu de Arte da Bahia

Release enviado para a imprensa

Lançamento do livro Caminhos Infindáveis,
do autor baiano Francisco Vieira

Evento ocorrerá no dia 07 de outubro no Museu de Arte da Bahia (MAB) das 17h às 21h

SOBRE O LIVRO E LANÇAMENTO

“Caminhos Infindáveis” é o novo livro do fotógrafo baiano Francisco Vieira, editado pela P55 Edição. Nesta publicação, ao longo do livro, o leitor poderá viajar em fotografias que retratam a arquitetura, a natureza, o cotidiano e as pessoas de diversos países da África, América do Norte e Central, América do Sul, Antártica, Ásia, Círculo Polar Ártico e Países Nórdicos, Europa, Oceania e Polinésia, Oriente Médio, além de um capítulo que retrata a beleza do Brasil. É uma edição que mostra parte de sua produção fotográfica, bastante premiada, em viagens ao redor do mundo

O lançamento acontecerá no dia 07 de outubro, quinta-feira, das 17h às 21h, no Museu de Arte da Bahia (MAB), com a presença do autor e convidados. 

100% DA VENDA DOS LIVROS SERÁ DESTINADA ÀS OBRAS SOCIAIS DE IRMÃ DULCE

Toda a renda proveniente desta obra, tanto no lançamento, quanto após o lançamento, será integralmente revertida para as Obras Sociais Irmã Dulce, instituição filantrópica de fins não lucrativos, localizada em Salvador, na Bahia. Criada em março de 1959 por Irmã Dulce, hoje Santa Dulce dos Pobres, as Obras Sociais são uma referência no tratamento médico, acolhimento social e abrigam um dos maiores complexos de saúde do Brasil com atendimento 100% gratuito, com mais de 3,5 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano a usuários do Sistema Único de Saúde.

SOBRE O AUTOR

Francisco Vieira nasceu em Salvador, na Bahia, Brasil, em 1953 e é engenheiro civil, formado pela Universidade Federal da Bahia. No início do século XXI, começou a trilhar os Caminhos Infindáveis da fotografia.

Logo depois, toma parte ativamente do circuito nacional e internacional de fotografia, com mostras em diversas cidades brasileiras, a exemplo de Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Campinas, Brasília, e, também, e em cidades internacionais, como em Palência, León, Ponferrada, Oviedo e Gijón, todas na Espanha.

Em 2006, lança o livro A Leveza do Concreto, com curadoria da fotógrafa e jornalista baiana Célia Aguiar.

Francisco recebeu diversos Prêmios, no Brasil e no exterior, entre eles o Concurso Leica – Fotografe Melhor, de São Paulo, por duas vezes, o Concurso Aliança Francesa, de Salvador, o Concurso Edital Caixa 2005, no Rio de Janeiro e em Brasília, e o Concurso Todos Somos Diferentes, da Fundación de Derechos Civiles, em Madri, na Espanha, em 2006 e 2008.

TRECHOS DO TEXTO DE APREENTAÇÃO DE FRANCISCO VIEIRA SOBRE O LIVRO

“Creio que o fascínio do mundo reside, exatamente, nas infinitas maneiras que ele encontra para se expressar. É isso que cativa meu olhar e percepção. E, neste universo de possibilidades, novas fronteiras surgem em minha imaginação. É hora de peregrinar e deixar que as lentes da câmera capturem meus sentimentos e reflexões. É assim que tudo acontece. “

“Quando me dei conta, constatei que já havia andejado pelas diversas regiões da Bahia, por todos os estados brasileiros e por mais de setenta países, de todos os continentes, além de ter realizado duas voltas ao mundo. Nessas andanças, acabo por encontrar o que tanto me fascina: a diversidade histórica, racial e linguística, as múltiplas manifestações religiosas e culturais dos povos, além da exuberância da natureza. “

“Em cada um destes e de tantos outros territórios de encontros e despedidas, o meu envolvimento e apego, sempre, foram plenos, e, nos instantes das partidas, a certeza de que carrego comigo marcas, imagens e lembranças que me impulsionam a trilhar novas trajetórias, em busca de empolgantes aventuras e grandes descobertas, no fascinante planeta Terra.”

TRECHO DO PREFÁCIO DA ANTROPÓLOGA MARINILDA LIMA SOBRE O LIVRO

“Da natureza estonteante à capacidade infinita humana de criar, recriar, reinventar, o olhar de Francisco revela estritamente as particularidades, nos conduzindo do local ao mundo global. Nas suas andanças peregrinas, ele exterioriza a diversidade do espaço social global, mas contempla a riqueza retratada nas especificidades de cada local.”

TRECHO DO TEXTO DO CURADOR E FOTÓGRAFO MARCELO REIS

“Caminhos Infindáveis não é só para não se perder; é, também, para conhecer, para referenciar, para abrir possibilidades, para aproximar, para folhear, para viajar. Um livro é, ao mesmo tempo, um mundo, uma autobiografia, pois, ao se revelar através de suas fotografias, uma imagem sua vai sendo construída. Caminhos Infindáveis é um livro que reúne características primordiais de uma publicação artística didática, o prazer das descobertas daquilo que parecia sabermos, porém ganha uma nova dimensão ao acessar a informação do lócus experienciado por alguém que, como quem vivesse numa caverna, nos conta, em detalhes, com luzes e sombras, o mundo existente fora dela.”

SOBRE A P55 EDIÇÃO

Em 2002, os jovens irmãos Marcelo e André Portugal, iniciaram uma nova jornada, em Salvador, Bahia, se juntando e abrindo a P55 Edição. Sob a coordenação deles, nascia uma editora 100% baiana, e que hoje possui mais de 300 publicações, com um foco nos segmentos de artes visuais, literatura, antropologia e cultura brasileira.

Com um apuro nas suas publicações e à forma e conteúdo, a proposta da P55 Edição é apresentar obras fundamentais da literatura brasileira, assim como a publicação e democratização de novos autores, fomentando e introduzindo diversas produções artísticas contemporâneas.

A meta da P55 é proporcionar uma experiência de leitura prazerosa, com publicações que possam valorar a cultura baiana e brasileira, sempre em constante atualização. Com o olhar para as obras imprescindíveis e a edição de novos autores, a P55 Edição escreve sua história através de grandes projetos culturais, sempre com a visão para o futuro e com o compromisso de inovar e renovar sempre.

Site: http://www.p55.com.br

SERVIÇO

O quê: Lançamento do livro “Caminhos Infindáveis”, de Francisco Vieira
Quando: Dia 7 de outubro, das 17h às 21h
Onde: Museu de Arte da Bahia – Corredor da Vitória, 2340
Quanto: O valor comercial do livro custa R$250,00, mas terá um preço promocional, no evento de lançamento, por R$100,00

CONTATO

Francisco Vieira:  franciscopvieira@franciscopvieira

P55 Edição / André Portugal ou Marcelo Portugal: (71) 3272-2000 /  9 9609-9701 / contato@p55.com.br

Obras Sociais Irmã Dulce: (71) 3310-1267

Fotos do evento de lançamento